sexta-feira, 9 de julho de 2010

Socializando Informações.....

Caros colegas boa noite!!!!!!
Segue o site e informações do I Simpósio sobre Formação Docente e
Tecnologias do Conhecimento a ser realizado na UFPB.

http://www.simposiopedagogia.ead.ufpb.br


Professores responsáveis e ementas dos Grupos de Trabalho (GTs)
1 Educação infantil no contexto da EAD
Maria Azeredo, José Barbosa e Carmen Queiróz
Estratégias de formação docente para educação infantil a distância. O
conhecimento sobre a criança, o educar, a aprendizagem e suas teorias
na interação a distância. O conhecimento sobre a matemática e o
desenvolvimento da linguagem na formação docente para educação
infantil no contexto da EAD. Projetos didáticos em educação infantil a
distância. Pensar a brincadeira na educação infantil a distância.
Jogos e softwares educativos na internet para a educação infantil.


2 Currículo, prática pedagógica e formação de professor
Ana Paula Furtado S. Pontes, Magno Alexon Seabra e Marinilson Barbosa
Estudo sobre o currículo como um processo e prática pedagógica
transformadora, dinâmica e mutável, que vai além de um simples
entendimento sobre ‘relações de disciplina’ (grade curricular) e de
‘seleção de conteúdos’ (listagem de conteúdos). O currículo como um
projeto social, histórico e cultural, de dimensões internas e
externas, concebendo a escola como um espaço que desenvolve um
conjunto de atividades integradas, interdisciplinar, implicando a
elaboração e a realização – incluindo aí o planejamento e avaliação -
de um programa de experiências pedagógicas a serem vivenciadas em sala
de aula e na escola. Estudo sobre a educação, a escola e suas relações
com a sociedade. O processo ensino-aprendizagem. Metodologias do
ensino. O projeto pedagógico. O planejamento, a avaliação e o
currículo em ação. Investigação da ação docente. Profissionalização e
formação docente. As práticas interdisciplinares. As novas tecnologias
e sua aplicação na sala de aula.


3 Educação, cidadania e inclusão
Maria do Amparo Caetano, José Francisco de Melo Neto e Wilson Aragão
Concepções históricas e teóricas do conceito de inclusão. Concepções
históricas e teóricas sobre o conceito de cidadania. Educação,
Cidadania e EAD. Práticas de Inclusão na Educação Infantil. Desafios e
perspectivas da EAD frente à inclusão social. Movimentos sociais e
suas contribuições para a cidadania. Paulo Freire, prática da
educação popular e cidadania. Este GT tem como objetivo reunir
pesquisas e produções acadêmicas sobre os temas Educação, cidadania e
inclusão, possibilitando a socialização dessas temáticas no contexto
da formação e atuação do(a) pedagogo(a) na Educação Infantil. Promover
o diálogo sobre os processos de exclusão, inclusão e cidadania a parti
do olhar e da vivência social e educacional.


4 Linguagens artísticas, literatura e ludicidade
Liana Miranda Chaves, Claurênia Silveira, Plínio Rógenes Dias
Expressões artísticas na Educação Infantil. Literatura e ludicidade na
formação de leitores. O brincar como um direito da criança.
Corporeidade, motricidade e desenvolvimento. Linguagens lúdicas e
artísticas na inclusão e na construção da diversidade. Música,
literatura e ludicidade como aquisição da linguagem. O imaginário e a
interação pela arte, pela literatura e pelo lúdico. Formação,
performance e criatividade do(a) professor(a) que brinca.



5 Brincar, pensar e construir em ambientes virtuais
Roberto Capistrano, Osmundo Rocha e Lenise Sampaio
Utilização dos ambientes virtuais na perspectiva da aprendizagem
prática. Pensar e construir significativamente a alfabetização
científica no contexto da EAD. Interavidade e ciência na formação
docente para a educação infantil.



6 Interação em EAD: novos modos de saber, aprender, conviver e ser
Edson Guedes, Hélcia Macedo, Isabel Marinho e Lebiam Tamar Bezerra da Silva
A Interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A comunicação por
meio das ferramentas síncronas e assíncronas. Formação de comunidades
virtuais de aprendizagem. A colaboração e a cooperação entre os
aprendentes em um curso a distância. Estratégias e Instrumentos de
Avaliação da Aprendizagem no AVA. Novas maneiras de ensinar e aprender
em ambientes virtuais. Reconfigurações da docência na Educação a
Distância. O perfil do aprendente em cursos virtuais. As novas
representações acerca do ensino e da aprendizagem em cursos a
distância. O sujeito como autor do conhecimento. Construindo
conhecimentos por meio de textos e hipertextos.



7 Design instrucional e educação on line
Eládio José Brennand, Daniele Dias e Melissa Gusmão Ramos
Design de materiais para educação. Produção de textos educativos.
Percursos para a construção do conhecimento apoiada por materiais
midiáticos. Construção e utilização de objetos de aprendizagem.
Interação homem-máquina. Ciberespaço e educação. Metodologias de
produção de materiais para educação a distância. Acompanhamento de
projetos de DI. Concepções pedagógicas de materiais educativos.
Inteligência coletiva. O papel docente na construção dos materiais
para educação a distância.



8 Fundamentos da educação e EAD
Socorro Queiroga, Eduardo Machado e Anderson D’arc
Interfaces e fundamentos da Educação: estudos, pesquisas, saberes,
práticas, experiências e intervenções da educação em articulação com a
economia, a sociologia, a antropologia, a psicologia, a história, a
filosofia, a arte-educação, a biologia, e outras disciplinas
acadêmico-científicas. Sociedade, Educação e EAD. Tecnologia, Cultura
e EAD. Reflexões inter e transdisciplinares sobre a EAD no Brasil:
questões, problemáticas e desafios. A EAD e o ensino superior:
experiências, contradições e potencialidades.



Taxas
Inscrição com apresentação trabalho
- Professores-pesquisadores, professores-formadores e profissionais: R$ 60,00.
- Estudantes de graduação, pós-graduação e professores-mediadores: R$
30,00. Inscrição sem apresentação de trabalho
- Professores-pesquisadores, professores-formadores e profissionais: R$ 20,00.
- Estudantes de graduação, pós-graduação e professores-
mediadores: R$10,00.



--
Carlene
(83) 8801 6501
Graduanda em Pedagogia - UFPB
"Fazei tudo o que Ele vos mandar!" (João 2,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário